Rui Vilar é o último nome revelado por Martim Mayer como candidato a Vice-Presidente da candidatura “Benfica no Sangue”, tendo como pelouro a área de Casas e Sócios. Foi deputado da XIV legislatura entre 2019 e 2022 e é membro da Assembleia Municipal de Arouca.
Rui Vilar é profissional com formação em gestão, finanças, direito e educação, com curso de mestrado em Gestão de Serviços pela Universidade do Porto e pós-graduações em Direção Financeira, Contabilidade e Direito da Defesa Nacional. Atua como gestor e consultor fiscal, além de sócio e administrador de empresas, com experiência em desenvolvimento de negócios e relações-públicas. Foi deputado à Assembleia da República na XIV legislatura, integrando as comissões de Defesa Nacional, Orçamento e Finanças, e Cultura, Comunicação Juventude e Desporto, sendo que nesta última acompanhou os temas relacionados com o Futebol Profissional.
“É uma enorme honra ter a oportunidade de servir o Sport Lisboa e Benfica, um clube de dimensão mundial. Ainda mais por se tratar de um projeto no qual me revejo totalmente. O Martim Mayer conseguiu reunir uma equipa altamente preparada que, ao contrário das restantes candidaturas, é verdadeiramente nova, sem passado ligado à anteriores direções, composta por pessoas competentes, dedicadas e com uma nova visão para o Benfica - algo de que o clube precisa urgentemente.”, refere Rui Vilar.
“O desafio é grande, especialmente porque a área que me cabe representa uma das principais diferenças do Benfica em relação a qualquer outro clube: a nossa base global de adeptos. Temos um lastro internacional único, com benfiquistas espalhados pelos quatro cantos do mundo. Unir esses adeptos, fazer-lhes chegar o Benfica de forma mais próxima e, assim, contribuir para o crescimento global do clube é o compromisso que assumimos com convicção.”, concluiu o candidato a Vice-Presidente.
A área do associativismo é um eixo central na Proposta já apresentada pela lista “Benfica no Sangue”, que acredita que a força popular do Benfica está nos seus sócios, casas do Benfica e na diáspora de adeptos espalhada pelo mundo. De entre as várias ideias já apresentadas nesta área, destacam-se:
- Programa “Honrar a nossa história” – que inclui programa regular nas casas com lendas do clube nas mais diversas modalidades;
- Novas formas de filiação - aumento do número de sócios do clube através dos sócios das casas e filiais que muitas vezes apenas têm vínculo a estes núcleos e não ao clube;
- Conselho Consultivo do Sócio – criação de grupo de sócios representativos da nação benfiquista com acesso direto à Direção do clube para apresentação de ideias;
- Casa do Jogador - Projeto a desenvolver no âmbito da Fundação Benfica para criação de espaço de acolhimento de antigos atletas com mais de 65 anos que necessitem de apoio do clube.
Segundo Martim Mayer, “é fundamental envolver cada vez mais os sócios do Sport Lisboa e Benfica no quotidiano do clube. Por isso, torna-se essencial o pelouro de Casas e Sócios e o Rui Vilar é uma pessoa com ampla experiência nesta matéria, com relação com as Casas Benfica, que serão um ponto central da nossa Proposta nesta área. Temos de estar próximos dos Benfiquistas, em Portugal e no Mundo, e teremos no Rui Vilar o perfil certo para o assegurar”.