Profissional
← Voltar

Profissional

Enquanto estudava no ano 0 da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa, decidi procurar um trabalho em part-time nos mercados financeiros, e nos dias de loucura da Bolsa de Lisboa, anteriores ao famoso “gato por lebre” de Cavaco Silva, trabalhei no Floor da Bolsa de Lisboa num Corretor de Ações.
Eram dias entusiasmantes com enorme dinâmica, mas simultaneamente bastante duros para um “miúdo” de 17 anos que tinha de enfrentar situações de negociação com homens feitos, irrascíveis e de apurado sentido de negócio. Esta foi a minha primeira “escola de vida”.
Posteriormente à Bolsa acalmar, encontrei nova atividade nos mercados financeiros, desta vez nos mercados de Forex, primeiro como Broker e depois como Trader. A convergência do escudo para o Euro foi também tempo de boas oportunidades profissionais nesta área, tendo passado por diversos Bancos Portugueses ao longo de mais de uma década.
Foi na banca que continuei durante outros tantos anos, primeiro a fazer Gestão de Clientes Particulares de Private Banking e mais tarde numa Sociedade de Asset Management regulada pelo banco de Portugal e pela CMVM que constituí de raiz. Esta atividade terminou com a venda da minha participação em 2012, para abraçar uma área totalmente diferente: a Indústria.
As grandes alterações em curso na indústria automóvel, com a passagem para os veículos elétricos e o seu cruzamento com as alterações às políticas e hábitos de sustentabilidade, despertaram o meu interesse e decidi juntar um grupo de pessoas para adquirir uma fábrica fornecedora da Indústria Automóvel que à data atravessava grandes dificuldades financeiras.
Depois da sua aquisição, foram necessários mais de 2 anos para que sem despedir ninguém, fossem regularizadas as dívidas da empresa, negociadas as linhas bancárias, revitalizada a sua atividade e feito investimento de modernização para preparar a empresa para se relançar.
Foi o que veio a acontecer em 2016, com a produção dos primeiros componentes em alumínio e em aço para carros elétricos, fornecendo a BMW e a VW, estendendo depois a mais fabricantes de automóveis e motas.
Em simultâneo, a empresa desenvolveu um sistema de bicicletas e bicicletas elétricas de partilha de cidade, para Municípios, Universidades e Empresas, presente em diversas cidades do País, na Universidade do Porto e ainda em várias empresas.
Ao fim de 10 anos na operação, o grupo cresceu mais de 5 vezes em tamanho e exporta para a Europa e para os EUA mais de 80% da sua produção.